Logótipo Alpendorada e Matos


Memória descritiva

O logótipo assenta sobre um modelo tipográfico ao utilizar as letras “A” e “M” que são as iniciais dos nomes que compõem a freguesia de Alpendorada e Matos. Trabalhar sobre estas duas letras assenta no reforço de dois lugares unidos e agregados.

O desenho do “A” sem o travessão, arredondado e mais elevado que o “M” representa o monte do Ladário. A cor “amarelo dourado” significa a riqueza, a cor do ouro, que advém da exploração da montanha, principal fonte de riqueza da terra.

A letra “M” de perfil reduzido nasce dentro do “A” por dela fazer parte naturalmente, como o vale natural em que se encontra Alpendorada e Matos. Identifica-se como os planaltos e o monte do Moirinte a Este da vila. O “vermelho” em primeiro plano nasce de um “corte” nas linhas arredondadas e atribui-se-lhe o dinamismo, a energia das pessoas e da potencialidade da terra. Em segundo plano o “verde” dos vales e das quintas de vinho verde. Assim como a preocupação com o ambiente e o futuro. Na última linha o “azul” enobrece os dois rios que limitam a freguesia a sul e a noroeste, os rios Douro e Tâmega.

No conjunto as duas letras juntas “AM” formam a sigla da freguesia de Alpendorada e Matos, reforçam e fortalecem a união e a ligação actual destas duas localidades.

Na minha opinião este logótipo brota da essência do nome e da própria morfologia geográfica de Alpendorada e Matos; apresenta-se com um “design” simples, apelativo, moderno… de linhas dinâmicas e emotivo(ao mesmo tempo tranquilizantes) que agradará tanto a um público maduro como a um público jovem.

criado em, 2006